Aratinga

A palavra "ARA" significa "tempo" em Tupi. Para os povos indígenas que habitavam o litoral brasileiro, os cajus serviam como marcadores de tempo. Cada castanha de caju armazenada representava um ano.Além disso, o nome e o mascote da nossa marca fazem referência às aves da família Aratinga, conhecidas como "Pássaros do Sol" devido às suas vibrantes cores amarelo e vermelho – as mesmas cores da fruta do caju, cuja polpa eles apreciam.
Castanha de caju aratinga mix bahia
Agricultores plantando caju
Uma marca da Cooperacaju

Apoiamos a Agricultura familiar

No Brasil, a agricultura familiar é a principal fonte de alimento, além disso, esses agricultores têm uma forte ligação com o meio ambiente, o que resulta em práticas de manejo e conservação de recursos naturais.

Porém, apesar de ser um dos pilares para nossa sociedade, os agricultores familiares enfrentam muitos problemas como falta de maquinário e infraestrutura, vivenciando uma concorrência desleal.

Nossas ações

agricultor de caju cooperacaju

Acompanhamento técnico

agricultor de caju cooperacaju

Doação de maquinário

agricultor de caju cooperacaju

Organização financeira

Campeã Nacional de Cerveja Artesanal

Cooperacaju: Excelência reconhecida em sabores artesanais

A Cooperacaju tem orgulho de anunciar sua conquista no cenário nacional: vencedora do Prêmio Nacional de Cerveja Artesanal, uma das competições mais prestigiadas do setor. Essa conquista reflete o compromisso com a qualidade, autenticidade e inovação, destacando nossos produtos como referência na produção artesanal brasileira. Continuamos a celebrar o talento e o cuidado por trás de cada criação, sempre conectados às nossas raízes e ao melhor da produção local.

Histórias de união que construímos com agricultores locais

Wilson dos Santos

Aldeia Araçás

Wilson dos Santos, reside na aldeia Araçás, território indígena de Banzaê – Bahia

Trabalha em sua propriedade com sua esposa e filhos, é cooperado da Rede Cooperacaju desde 2008 e nesses 15 anos tornou-se um símbolo de resistência e cuidado com a natureza assim como nossa cooperativa!

Família Santos

Ribeira do Amparo – Bahia

Aldair Santos Nunes (pai), Maria Carolaine (mãe) e Stefany (filha) são cooperados da Rede Cooperacaju desde 2022 e moram no Assentamento Barrocão, situado no município de Ribeira do Amparo – Bahia.

agricultor de caju cooperacaju
tecnica agro caju

Rayssa Nascimento dos Santos

Ribeira do Amparo – Bahia

Filha de um antigo cooperado, Rayssa Nascimento dos Santos é recém formada em Técnica Agropecuária, foi estagiária da Rede Cooperacaju e atualmente trabalha com seus pais Maria Edivanea e José Rodrigues.

Ambos residem no Assentamento Barrocão, município de Ribeira do Amparo – Bahia.

Reportagem Bahia Produtiva

Processo produtivo Rede Cooperacaju